• Telefone: 16 3797-8000 | 16 3635-8032
21/03/2019
Imagem retirada de https://pr.ricmais.com.br/seguranca/noticias/parana-registra-um-acidente-de-trabalho-a-cada-14-minutos#gref Imagem retirada de https://pr.ricmais.com.br/seguranca/noticias/parana-registra-um-acidente-de-trabalho-a-cada-14-minutos#gref

As equipes de resgate trabalharam muito nos últimos dias para atender casos de acidentes de trabalho. Só em Maringá, foram registrados quase 2.000 acidentes desse tipo em 2018. No Paraná é registrado um caso a cada 14 minutos.
Acidentes podem ser evitados

De acordo com o consultor técnico de saúde ocupacional, Jefferson Roberto da Silva, todos esses acidentes poderiam ter sido evitados. Segundo ele, as empresas podem evitar os acidentes com treinamentos, com capacitação do trabalhador, com investimento de tecnologia e melhorias do ambiente de trabalho. “A grande a grande dificuldade das empresas é fazer avaliações com métodos eficazes e, por isso, devem investir em boas avaliações, para que realmente se diagnostique quais são os riscos de cada atividade”, garante.

Doenças do trabalho também afastam trabalhadores das atividades
Além dos acidentes, existem as doenças do trabalho. No ano passado, a que mais afastou trabalhadores das suas atividades foi a Lombalgia - a famosa dor nas costas. “São doenças que podem ser evitadas caso os trabalhadores tenham um acompanhamento”, explica o técnico.

De acordo com dados do INSS só no ano passado no Brasil foram quase 84 mil benefícios por dor nas costas, quase 80 mil por fratura de perna e mais de 60 mil benefícios por fratura de mão.

Doenças psíquicas também podem afetar a rotina dos trabalhadores
Afastamentos por lombalgias, por dores, assim como as doenças psíquicas hoje que afastam muitas pessoas pela previdência são possíveis de serem amenizadas, assegura o técnico de saúde ocupacional. “Essas doenças podem ser minimizadas por bons programas de segurança com ginásticas laborais, com controle de saúde do trabalhador e com capacitação do trabalhador”, assegura. De acordo com ele, é possível reduzir também esse número de pessoas afastadas pela previdência.

fonte: RIC Mais

Lorem Ipsum

Whatsapp