• Telefone: 16 3797-8000 | 16 3635-8032
28/03/2019
Imagem retirada de http://eqpro.com.br/seguranca-no-trabalho/o-que-e-seguranca-do-trabalho/ Imagem retirada de http://eqpro.com.br/seguranca-no-trabalho/o-que-e-seguranca-do-trabalho/

A maioria das empresas de grande e médio porte precisam ter em seu quadro de funcionários um técnico em segurança de trabalho. Isso porque o profissional é essencial na manutenção da segurança dos servidores.

É ele quem cuida da prevenção de acidentes, de diversos tipos e graus de risco. Sua função é proteger é prezar pelo bem estar físico dos trabalhadores da empresa.

Atuação
Como dito acima, o técnico de segurança do trabalho age na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Seu trabalho pode ser encontrado em empresas de diferentes setores, tanto no setor público, como no privado, em várias empresas, desde telemarketing, a construção civil.

Para a profissão, é necessário que o técnico tenha atributos como visão sistêmica, capacidade de comunicação, observação técnica e noções de ética. Isso porque no exercício de sua função, ele realizará atividades como:

- análise de possíveis acidentes e doenças de trabalho, assim como evitá los;
- organização e realização de campanhas de prevenção;
- reconhecimento de riscos;
- elaboração de ações corretivas;
- recomendação de uso de equipamentos de proteção individual e coletiva;

Quem pode ser um técnico em segurança do trabalho?
Para se tornar um profissional na área, é necessário realizar o curso de Segurança do Trabalho. Entretanto, é possível encontrar o curso em duas modalidade, de nível técnico ou tecnólogo. A primeira é mais curta, e de nível médio. Já a segunda mais longa, e de nível superior.

A duração não é a única diferença entre elas. O curso de nível técnico dura um ano e meio, e pode ser encontrado a distância ou presencial. Embora de nível médio, sua empregabilidade é alta, com boas remunerações.

Além disso, como se trata de um curso rápido, a inserção ao mercado de trabalho também é mais rápida.

Já o curso superior tem duração de três anos. O diferencial é que ao final, os profissionais terão diploma de nível superior, o que pode acrescentar em muito no currículo, e possibilitar realização de pós-graduações e concursos públicos.

Assim como o curso de nível médio, ele também pode ser realizado a distância e presencialmente.

Quanto ganha um técnico em segurança do trabalho?
Infelizmente a profissão não possui um piso salarial estipulado para todo território nacional. Sendo assim, o salário é definido pelos sindicatos da categoria, e pode variar de acordo com a região e área de atuação.

Deste modo, um técnico na área de industria, por exemplo, tem vencimento médio de R$ 2.958,00. Já um profissional na área de construção civil tem ganho médio de R$ 3.001,00.

fonte: Edital Concursos Brasil

Lorem Ipsum

Whatsapp