• Telefone: 16 3797-8000 | 16 3635-8032
25/02/2021
Imagem: poungsaed_eco, de envatoelements Imagem: poungsaed_eco, de envatoelements

Quer se tornar um Engenheiro de Segurança do Trabalho? A Faculdade Laboro tem a Especialização que você precisa com a qualidade de ensino que você merece. Te convidamos a entender mais sobre esta área que cresce a cada dia. Reunimos as principais dúvidas e convidamos nossos professores para respondê-las

O que faz um especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho?
O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional que vai garantir a segurança e a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho. Para isso desenvolve Programas de Segurança, orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) sempre em acordo as Normas Regulamentadoras (NR’s).

É responsável pela prevenção de riscos e doenças ocupacionais dentro do ambiente de trabalho, sua atuação é educativa e preventiva gerenciando as ameaças ambientais da empresa. O Engenheiro de Segurança do Trabalho deverá propor as medidas de proteção coletivas, administrativas ou individuais, conforme os riscos aliados nos diversos postos de trabalho. Sua atuação é sempre voltada no campo da prevenção de acidentes, com ações de planejamento e controle. Podemos exemplificar suas ações, com a prevenção de acidentes de natureza elétrica, ou mesmo com medidas que evitem a propagação de incêndios e explosões, dentre outros.

Como está o mercado de trabalho para esta área?
O mercado de trabalho está sempre “aquecido”. Dados do novo sistema CAGED, vinculados ao e-Social, demonstram que, após uma pesquisa com mais de 4.000 salários na área, que o valor R$ 8.146,37 representa o salário mediano de um engenheiro de segurança, e o teto salarial atingiu  R$ 14.978,87, considerando profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

É importante ressaltar que a Norma Regulamentadora NR 4, determina, conforme o número de funcionários e o Grau de Risco de uma empresa, a contratação do Engenheiro de Segurança do Trabalho em regime de CLT. O Engenheiro de Segurança do Trabalho pode também atuar como consultor, Perito Trabalhista ou ainda como auditor em segurança e saúde ocupacional.

Em todas as capitais do país e grandes cidades há demandas para contratações e em geral quanto maior a cidade maior a demanda. As áreas que mais contratam são: construção de edifícios, construção de rodovias e estradas, obras de montagem industrial, atividades de atendimento hospitalar, construção de estação e redes de distribuição de energia, Instalação e manutenção elétrica, montagens de estruturas metálicas e outros.

Qual a importância da Engenharia de Segurança para uma empresa?
Ao adotar as Normas e os Conceitos da Segurança do Trabalho, a empresa humaniza o ambiente de trabalho e aumenta a qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores, tornando-se ainda mais produtiva. Coroando todos os benefícios, ao cuidar de seus trabalhadores e zelar pela vida e saúde dos mesmo com atenção às Normas legais que regulamentam a Segurança do Trabalho os empregadores se resguardam de diversos processos judiciais.

As empresas que implementam corretamente os programas estabelecidos pela Engenharia de Segurança do Trabalho, garantem a redução dos riscos, evitam os afastamentos dos trabalhadores, ampliam uma boa imagem de mercado, além de, garantir a redução do custeio previdenciário, o que representa um lucro real para as organizações.

Como ser um Engenheiro de Segurança do Trabalho?
O Engenheiro de Segurança do Trabalho é graduado em Engenheira, Agronomia ou Arquitetura que possui curso de Pós-Graduação com 600 horas distribuídas conforme Parecer nº . 19/87 do Conselho Federal de Educação na modalidade Especialização lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho e obteve a anotação da especialidade na carteira do CREA -Conselho Regional de Engenharia.

Para o CREA conceder a anotação a Instituição que ministrou a Pós precisa estar devidamente credenciada no CREA ou no Conselho Regional de Arquitetura. A Faculdade Laboro tem aprovação de Curso pelo CREA/DF, CREA/MA e CREA/TO .

fonte: Laboro, escrita pelo Prof. Me Márcio Vicente e Profa. Dra. Sueli Tonial Pistelli

Lorem Ipsum

Whatsapp