• Telefone: 16 3797-8000 | 16 3635-8032
04/04/2019
Imagem retirada de https://grupomednet.com.br/abril-verde-mes-sobre-prevencao-saude-e-seguranca-no-trabalho/ Imagem retirada de https://grupomednet.com.br/abril-verde-mes-sobre-prevencao-saude-e-seguranca-no-trabalho/

O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.

A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, em 1969, ocorreu uma explosão na mina em Farmington, Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

A intenção é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes. Em 2014, último dado disponível, foram contabilizados 704,1 mil acidentes de trabalho no país, 2.783 mil mortes e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. Esse número foi 3% inferior aos 725,6 mil acidentes em 2013.

Durante todo o mês de abril, o Movimento Abril Verde promove encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador. A programação tem repercussão midiática e deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças.

fonte: Notisul

Lorem Ipsum

Whatsapp